quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

UMA QUESTÃO DE ESTILO

Olá, minha queridas.

Hoje eu quero falar para você sobre a diferença entre moda e estilo. Parece uma questão tão boba e sem importância a gente diferenciar essas duas coisas, mas com o crescimento do conhecimento geral a respeito de moda através da mídia e dos eventos de moda brasileiros como SPFW e o Fashion Rio, garanto a vocês que é muito útil.

Moda é expressão. Estilo é personalidade.

Moda é expressão sempre que ela reflete a idéia que os estilistas querem nos passar ao criar uma coleção. Cada uma deles, é claro, avalia a tendência de paleta de cores da estação e seguem alguns padrões globais. Ainda assim, os estilistas criam um tema para desenvolver cada coleção. Pode ser uma viagem à Índia, uma lembrança da infância, uma homenagem a alguém que lhes era importante e...Voilá! Desse mote central as peças vão tomando forma e se materializam nas passarelas, nas lojas e em nossos closets.

Acontece que nós, consumidoras finais também temos opiniões, gostos, momentos em nossas vidas e não devíamos ignorá-los. Em nossas próprias vidas, até por uma questão de auto-estima e amor próprio, nossos valores e humores devem ser respeitados, somos em primeiro e última instância a pessoa mais valiosa do nosso próprio mundinho.

Aí é que entra o Estilo. O seu Estilo. E, como eu disse, Estilo é Personalidade. E Personalidade é algo muito individual. Cada um tem a sua.

Então, tá! Se você tem sua personalidade, deve se vestir se adequando a ela e não comprando e usando tendências dos mais diversos estilistas ao léu, como muitas fazem.

Talvez nem mesmo você saiba qual o seu estilo, então para facilitar comece por dentro de você a descoberta da sua personalidade. É bem mais fácil. Quer ver?
Bom, se você ama praia, ficar jogada ao sol, é easy going, zen total e está numa fase paz e amor, talvez você se identifique com o estilo Hippie Chic. Como você, a atriz Kate Hudson também é adepta dessa tendência e acho que suas produções caem melhor para ela do que cairiam para mim, por exemplo, que sou super agitada, encanada, crítica e às vezes até meio paranóica.

Se você se identificou mais comigo, não consegue ficar parada, é nervosa, quer tudo para ontem, adora glamour, é mais contida, crítica e toda certinha, o Estilo Clássico pode estar na medida certa para você. Aqui temos a Katie Holmes, típica mulher perfeita, casadíssima, comportadíssima, avessa à escândalos, mamãe cuidadosa e presente, além de atriz bem sucedida nas horas vagas e Luiza Brunet, nossa brasileiríssima polivalente.


Por outro lado, se você é rebelde com ou sem causa, adora a noite, é tímida, mas ao mesmo tempo adora uma confusão e um quebra-quebra, ainda que só nas suas fantasias mais íntimas, você está mais para o Estilo Rock´n Roll. Avril Lavigne, que é uma roqueira autêntica está nessa linha, mas Kate Moss que tem sua vida amorosa recheada de vocalistas de banda de rock, também.


Ainda temos aquelas mulheres maravilhas que são tudo e do tudo fazem muito, e muito bem. Elas são umas Clássicas menos refreadas, mais leves. São aventureiras, vivem um dia a dia agitado e querem conforto e utilidade. Neste caso, adote o Estilo Casual Chique que é mais básico, mas que nunca perde o estilo como Giselle Bündchen, Sienna Muller e olha só quem está de volta, Katie Holmes, em outro mood.


Bom, é claro que existem muitos mais estilos e mais personalidades (e, como mostro nas fotos, você pode ter mais de um), mas a mensagem é de que você deve descobrir o seu. Então faça uma busca de dentro para fora e procure exalar o que o seu coração te diz sobre si mesma vestindo pro seu momento de ideal de vida.

Depois de fazer seu soul search, procure comprar as tendências que mais se encaixam a seu estilo e pronto. Na minha opinião, muito mais valioso e criativo do que seguir inveteradamente todas as tendências de moda da estação, é desenvolver um auto-conhecimento que leve você a adquirir personalidade própria no seu visual, ou seja, estilo.

Quem dita o seu estilo tem que ser você. Não seja uma fashion victim, você é muito mais do que isso, você é você e tem que se amar muito com todas as suas peculiaridades. Descubra qual é a sua personalidade e encontre em cada estação a tendência que melhor reflete o seu estado de espírito, seu estilo de vida, seu jeito de ser, seu astral.

 O segredo é trabalhar de dentro para fora. A grande magia aparece quando ao harmonizar seus looks com sua linha pensamento tudo começa a cair bem em você. Quem sabe até você não seja capaz de converter roqueiras em hippies, etc etc? Já pensou?