sábado, 3 de março de 2012

BE A MAN

Olá, galerinha fashion. Hoje eu escrevo para homens. Homens de verdade. Homens que nós mulheres amamos.

 Aí vocês me perguntam: Quem são eles? E eu respondo! São os que gostam muito de si mesmos, se amam. E por se amarem tanto, não tem medo de assumir seu lado sensível e se esforçar para agradar a nós mulheres.

Ele pode estar do seu lado, ser seu namorado, melhor amigo, colega de trabalho, mas talvez você não o reconheça porque, apesar de ele ter dentro dele esse desejo, ainda não descobriu como colocá-lo para fora.

Sabem do que mais? Esta matéria eu dedico especialmente a um amigo meu, Dado. E aproveito para agradecer a ele por se interessar, por querer melhorar, por me perguntar sobre como se tornar mais fashion, mas mais do que tudo, por me mostrar que os homens são grandes quando a gente percebe neles a vontade de nos agradar. No caso do Dado, agradar sua mulher, que sem dúvida é uma sortuda!

Meninas, ainda há esperança. O mundo está mudando e para melhor! Podem acreditar!

Então, vamos ao trabalho. Para começar, preciso dizer que a primeira pergunta do Dado para mim foi como se vestir bem e usar peças diferentes sem parecer gay? De acordo com ele, homens não têm muito como inventar moda. Basicamente é camisa, camiseta, costume, jeans, bermuda e só. Discordei dele na hora! Imagina, eles têm sim como inovar seu guarda-roupa e sair do basicão.

Voltei atrás. Não, não acho realmente que os homens tenham como escapar do básico e ficarem elegantes. As modelagens são limitadas e as padronagens chiques são quase sempre as mesmas. Uma hora está na moda o xadrez, em outra época, as listras e assim caminha a humanidade. Ainda assim, dá para transformar um homem OK em um homem UAU!!!!!

Sabem porquê? Porque a maioria dos homens se vestem proporcionalmente com muito mais desleixo do que nós mulheres. Assim sendo, sobressair não é assim uma tarefa muito difícil para aqueles que se dispuserem a melhorar.

Vamos, como sempre, progredir aos poucos e com segurança. Para isso, homens devem apostar nos tons padrão. Os essenciais são o azul-marinho, o cinza claro ou cinza mescla, o cinza chumbo e o preto. Depois que adquirir costumes nestes tons, arrisque-se a comprar algo no tom caramelo. Meias sempre preta, azul-marinho e marrom. Pares de sapato preto e marrom são essenciais e de boa qualidade, hein? Solados de borracha são práticos, mas estão longe de ser classudos, então se os antiderrapantes são importantíssimos para você, que ao menos sejam discretos.


As camisas devem ser as clássicas, branca, azul-clara, azul com listras finas, fundo branco com xadrez delicado. Nada de cores fortes. Cores escuras ficam por conta dos costumes. A elegância está no contraste do tom do paletó com a camisa. O destaque fica para a gravata, que é sempre benvinda com padronagem miúda. Gravatas mais fininhas, além de estarem na moda, favorecem aos mais gordinhos. Da mesma forma, adotem o nó de gravata mais simples (four-in-hand) e camisa com gola mais pontuda para emagrecer e afilar o rosto.

Calça mais reta e sem prega, que afunila levemente na direção da barra funciona como dieta imediata. E não se esqueçam de deixar a barra beeeeem comprida, sem empapar, porque alonga a silhueta.

Como podem perceber, não é preciso muito esforço. Os acessórios mais masculinos devem ser um bom relógio, um óculos sério, uma pasta e...pronto! Quando quiserem se destacar, usem costume azul-marinho, camisa branca, gravata com padrão rosado, cinto, meia e sapato marrom café e arrasem.

A combinação dos meus sonhos é o costume cinza mescla, camisa branca básica, gravata bege rosada, meia cinza, sapato e cinto caramelo. Um sonho! Mas para isso é preciso habilidade e nós ainda vamos desenvolvê-la ao longo das próximas matérias.... então fique ligado!

No princípio, confie no seu potencial para o básico e abuse dos acessórios que as mulheres mais admiram em um homem: confiança, cavalheirismo e boas maneiras. Sempre funciona....Vai por mim!